Quem Somos

A Instituição das Filhas da Caridade Canossianas Missionárias foi fundada em Itália, mais propriamente em Verona, pela Marquesa Madalena Gabriela de Canossa, em 08 de maio de 1808, a santa Fundadora foi canonizada pelo Papa São João Paulo II a 2 de Outubro de 1988.

Em Portugal as Irmãs Canossianas abriram a primeira comunidade a 16 de fevereiro de 1957 na cidade do Porto. E a 5 de Agosto de 1969 abriram a comunidade de Queluz de Baixo, freguesia de Barcarena, onde esta atualmente inserida a Casa Nossa Senhora de Fátima.

A Casa de Nossa Senhora de Fátima iniciou a sua atividade a 22 de setembro de 1978, por iniciativa das Filhas da Caridade Canossianas Missionárias, num acordo entre a Santa Sé e o Estado Português e do preceituado artigo 454 do código Administrativo. Em Queluz de Baixo, iria assim dedicar-se “à educação de crianças de ambos os sexos segundo os princípios da moral cristã e cooperar com as famílias na educação dos seus filhos e para uma estabilidade da educação global.”

A Congregação das Filhas da Caridade Canossianas Missionárias está presente nos 5 continentes e dedica-se especialmente à educação, evangelização e assistência aos doentes.